As estatísticas da saúde no município de Araripina, no Sertão de Pernambuco serão apresentadas em uma audiência pública nesta terça-feira (8). O evento é aberto a toda a população da cidade e é uma oportunidade para os moradores conheceram como estão os indicadores de saúde e discutirem possibilidades para melhorá-los. O debate será realizado, a partir das 8h30, no Rotary Club da cidade.
Será apresentado na audiência o painel de indicadores do ano de 2013, para analisar a evolução das metas. Alguns dos pontos discutidos serão as mortes que poderiam ser evitadas, como os acidentes de trânsito, o acompanhamento das consultas de pré-natal, números de exames de mamografia, mortalidade infantil e dados sobre hipertensos e diabéticos.
De acordo com a secretária de Saúde do município, Glória Beatriz Machado da Graça, o governo do estado estipula metas para os municípios e a audiência é importante para que o Conselho de Saúde, autoridades políticas e a população em geral conheçam essas informações. “Depois da apresentação dos dados, vai ser aberto o debate para que sejam feitas sugestões. É uma oportunidade para discutir os avanços e questionar os índices que não foram alcançados e traçar novas metas”, explicou.
Segundo a secretária, dos dez indicadores, a maioria foi alcançada, a exemplo da redução do número de acidentes de trânsito, melhora no atendimento pré-natal e redução de mortalidade infantil. "O município ainda tem de melhorar em alguns pontos como o acompanhamento de hipertensos e diabéticos e reduzir taxas de internações por condições sensíveis à atenção primária, como por exemplo casos de diarreia", declarou. Este é o segundo ano que uma audiência do tipo é feita na cidade. A expectativa é de que compareçam cerca de 100 pessoas.
Do G1